Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A teoria da progressão dos animais de Lamarck

Como é bem conhecido, a teoria da progressão dos animais de Lamarck teve um baixo impacto e uma mínima aceitação em sua época. Além disso, pouco se conhece a respeito dessa teoria atualmente, bem como da obra de Lamarck. O objetivo desta dissertação é estudar a teoria da progressão dos animais em Lamarck, sem lidar com o limite superior da escala (o homem), dentro de seu contexto histórico, descrevendo-a e verificando sua fundamentação. Procura-se averiguar se o tratamento que ela recebeu na época foi devido a uma proposta científica fraca (má fundamentação) ou se, do ponto de vista científico, ela deveria ter merecido maior respeito e consideração.
    Esta dissertação contém uma introdução e dez capítulos. A introdução procura esclarecer alguns pontos importantes como a abordagem utilizada, a delimitação do objeto de estudo e o método da presente pesquisa. Os capítulos 1 a 5 são descritivos, estudando o conteúdo da teoria de Lamarck, comparativamente, em suas obras originais. O capítulo 1 trata da vida e obra de Lamarck. Os capítulos 2 a 5 descrevem alguns aspectos da teoria de Lamarck: geração espontânea, escala animal, variação das espécies e as quatro leis de que regem a progressão dos animais. Como existem várias versões da teoria de Lamarck, encontradas em diferentes obras, essa descrição conterá uma comparação minuciosa em relação à seqüência, coerência e terminologia, verificando que não ocorreram mudanças significativas na teoria de Lamarck com o passar do tempo.
    Os capítulos 6 e 7 estudam como Lamarck fundamenta os pontos descritos nos capítulos 2 a 5, apontando as eventuais lacunas metodológicas e enfatizando os aspectos positivos; analisam o discurso metodológico e a concepção epistemológica de Lamarck e investigam se sua prática é coerente com essa visão. Para contextualizar a discussão, os capítulos 8 e 9 apresentam antigas críticas a Lamarck e algumas alternativas de teorias desenvolvidas na época. O capítulo 10 apresenta uma conclusão a respeito de tudo o que foi visto antes. A proposta de Lamarck não é uma proposta científica fraca. Ela mereceria um maior respeito e consideração por parte de seus contemporâneos, pois possui muitos aspectos positivos e contribuições valiosas. Há porém lacunas metodológicas e foram essas que abriram espaço para críticas de adversários de Lamarck, contribuindo para seu baixo impacto e mínima aceitação. Há porém, outros fatores que contribuíram para isso cujo estudo foge às limitações desse trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário